Filho de Gal Costa saiu de casa e processa ex-companheira da cantora; quem é Gabriel Costa

O filho de Gal Costa, Gabriel Costa, entrou na Justiça para que o corpo da mãe seja exumado e que seja feita uma necropsia que defina a causa da morte da cantora. No processo, Gabriel também pede que os restos mortais da artista sejam transferidos de São Paulo para o Rio, para que Gal seja enterrada ao lado da mãe no jazigo perpétuo comprado por ela no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

O processo é parte das ações tomadas por Gabriel depois de chegar à maioridade. A decisão de enterrar Gal em São Paulo foi de Wilma Petrillo, que afirma ser viúva da cantora. Gabriel era menor de idade quando Gal morreu e não pôde interferir, mas hoje questiona também na Justiça os direitos para a herança deixada pela mãe. Ele tem 18 anos.

Em fevereiro, Gabriel entrou na Justiça para reivindicar os direitos sobre a herança deixada pela mãe. Sua defesa contesta que Wilma Petrillo tenha sido par romântico da cantora por tantos anos, tendo atuado apenas como empresária da artista e madrinha do menino na maior parte do tempo. O argumento das advogadas é que o romance entre as duas ocorreu muitos anos atrás.

Há algumas semanas, um áudio divulgado pelo portal Em OFF revelou um embate entre Wilma e Gabriel. Na gravação, Wilma tenta convencer o rapaz a assinar um documento de reconhecimento de uma dívida da família junto à gravadora Biscoito Fino, que teria emprestado dinheiro para Gal.

Diante da recusa de Gabriel em assinar o documento, Wilma se mostra irritada. Ela menciona que teria herdado 75% dos direitos autorais de Gal, enquanto Gabriel ficaria com 25%, e que, por justiça, achou melhor dividir meio a meio.

Wilma Petrillo era uma espécie de “segunda mãe” de Gabriel. Ela e Gal Costa já estavam juntas quando a cantora adotou o menino. “Rapaz mais lindo do planeta universo e de todas galáxias! Amo muito muito muito”, escreveu a empresária ao postar uma foto do adolescente, a quem ela costumava chamar de “meu pequeno”.

Gal, Gabriel e Wilma moravam juntos num apartamento no bairro Jardim Europa, em São Paulo, e dois cães da raça golden retriever completavam a família. Foi dessa casa que Gabriel se mudou semanas atrás, em meio à disputa com Wilma.

Adoção aos 2 anos

Gabriel Costa Penna Burgos nasceu em 2005 e foi adotado por Gal, que o conheceu quando ele tinha apenas 2 anos, em 2007, em um abrigo no Rio de Janeiro. Na época, Gabriel sofria de raquitismo, uma doença nos ossos causada pela deficiência de vitamina D ou de cálcio.

Quando Gal morreu, em 2022, Gabriel era menor e ficou sob a guarda de Wilma, que também foi nomeada a inventariante do espólio da cantora. A empresária buscou o reconhecimento de uma união estável com a cantora na justiça, mas a Defensoria Pública se manifestou contrária a seu pedido. A empresária entrou com um novo pedido, que, caso seja reconhecido, dará a ela direito a 50% do patrimônio da cantora.

As advogadas de Gabriel, no entanto, defendem que, segundo o testamento deixado por Gal, todo o patrimônio deveria ser transferido para a Fundação Gal Costa. Wilma não estaria incluída entre os herdeiros e teria assinado o documento como testemunha.

‘Ele mudou minha vida’

Após a adoção, Gal Costa afirmou em entrevista a Jô Soares que a chegada de Gabriel tinha mudado sua vida:

“Criança é a melhor coisa do mundo. Ele mudou minha rotina, minha vida. Hoje sou uma pessoa mais feliz”, contou.

Ela reforçou o amor por Gabriel, em 2021, em entrevista ao GLOBO:

— Ele é um amor, uma luz na minha vida. Sempre me fez muito bem ficar perto dele. Agora… é um típico adolescente que fica no quarto trancado, jogando (risos). Eu faço tudo para ele e por ele. Rezo para encontrar uma mulher que goste dele. Quero ter um neto, porque ele será um ótimo pai — disse, em entrevista ao GLOBO em 2021.

Na mesma matéria, Gal afirmou que seu sonho sempre foi ser mãe. Revelou, inclusive, que tentou ter um bebê com Milton Nascimento.

— Mas me lembro que me oferecia para ter filho com todo mundo (risos)… Porque o sonho da minha vida era ter um filho. E eu não engravidava. Minha mãe falava “Gracinha”, ela me chamava assim, “adote uma criança”. Mas achava que filho tinha que ser parido. Hoje, sei que filho é amor. Eu e Bituca (Milton Nascimento) tínhamos um projeto de ter um filho juntos. Olha só, que oferecida eu era… (risos). Mas era por causa das nossas vozes. Achávamos que um filho nosso teria uma voz especial. Quando eu estava com o Marco Pereira (violonista com quem ficou casada), a gente tentou ter um filho e fui averiguar… Tive uma menopausa precoce (aos 42 anos), não estava ovulando mais…

Gal, que foi criada apenas pela mãe e não teve relação com o pai, falou ainda sobre essa semelhança ao criar o próprio filho sozinha.

— É muito parecido. A gente acaba se tornando parecido com nossos pais… Minha mãe tinha muita confiança em mim. Não brigava, não era castradora. Eu sou a mesma coisa com o Gabriel. Sou permissiva, no bom sentido, converso sobre tudo, principalmente sobre drogas, me preocupo muito com isso. Temos uma relação de confiança, saudável.

Gal Costa morreu na manhã de 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. Ela morreu em casa, mas a causa da morte não foi divulgada. Mais tarde foi revelado que na certidão de óbito consta que Gal teve um infarto agudo do miocárdio e que já estava doente, com câncer de cabeça e pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *